O ser humano é uma merda...
Eu preferiria mil vezes ter nascido um animal, do que nascido ser humano...
O ser humano é a única espécie que mata seus semelhantes...
Pare e olhe ao seu redor. Pra valer. Assista um dia inteiro de televisão. Saia à rua, veja as pessoas, converse com elas. Pergunte como elas estão, o que estão fazendo da vida, quais são seus problemas pessoais e emocionais, e por tudo que elas já passaram na vida. Vá a um presídio mais próximo, e escute um pouco das histórias que as pessoas dali tem para contar. Vá a um hospital, e veja todas as pessoas decaindo e desistindo de viver. Seja atento.
E, depois de ver tudo isso, depois de experimentar um pouco do que o mundo pode oferecer para aqueles que o amam, pergunte-se a si mesmo: Há bondade no ser humano? Vale a pena viver como um homem?
Você certamente viu coisas terríveis, ouviu coisas terríveis. Coisas que você nunca pensou que pudessem existir, sofrimento tão grande e sufocante que lhe parece que ninguém nunca poderia suportar. O mundo lhe parecia apenas injusto, mas agora você sabe que justiça não existe. Você viu todo o sofrimento que as pessoas podem sentir, e superficialmente, apenas por um leve e breve momento, você sentiu um pouco da dor que elas sentiam. E você sentiu pena.
Ainda vale a pena viver num mundo destes?
E você chega a uma conclusão: Não.
Pois, agora digo, mais pena tenho de você, do que aqueles que sofrem. Pois você viu tudo, todo o sofrimento que o homem pode causar, toda a dor que o ser humano espalhou pela Terra em milhares e milhares de anos, você viu e ouviu tudo o que pode acontecer de ruim a alguém. E, o fato mais importante: Aquele fato pequeno no canto do olho, que todos ignoram, pois há algo maior a olhar. Aquele fato que poucos enxergam. O fato de que, as pessoas ainda estão lá.
Você ficou perplexo com o que viu, não pôde acreditar. Você sequer sentiu, você viu, ouviu, e decidiu que o mundo não é um lugar belo de se viver. Mas não atentou ao fato de que, aqueles que o sentem, sentem a dor, o sofrimento, o desespero. Estas, as de menos esperança, que menos tem a perder; estas ainda estão lá, sofrendo, mas sobrevivendo.
"O mundo não é belo", você pensa. Mas, que beleza é essa, pergunto, que pode fazer os mais enfermos, mais marcados, mais culpados, mais sofridos, levantarem e dizerem: "Se é por este mundo que luto, então lutarei até o fim!".
Você viu tanta coisa, e deixou um pequeno detalhe passar: A humanidade resiste. Além de tudo que há, tudo que houve e haverá, a humanidade resiste, sempre em frente, sempre lutando para ver este mundo belo e rejuvenescedor se levantar novamente, em uma nova alvorada de triunfo. É nisto que as pessoas acreditam, e é por isso que elas lutam.
Você viu o pior e o melhor do ser humano. Você viu como o ser humano pode ser cruel e devastador. Mas você também viu que, apesar de tudo isso, o ser humano resiste, forte, e duro, contra tudo que vier. Você viu o ódio, mas também viu o amor. É nisso que acreditamos, o amor.
Acredite você também.
O que é Ser Humano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário