18 de jul. de 2012

Música

   Antes de começar o texto, quero afirmar que não estou apoiando nenhum tipo de esteriótipo. Cada um gosta do que gosta, e que cada um se vire com isso.
________________________________________________________________

   A música sempre fez e faz parte de nossas vidas. Todos temos músicas e estilos da quais gostamos ou não gostamos. Mas por quê? O que difere o estilo de cada indivíduo? Qual funcionalidade tão importante a música tem em nosso psico, que criamos tantas divisões, todas tão diferentes?

   Há quem acredite que seja uma questão do ambiente. Caso esteja em um ambiente (escola ou trabalho, por exemplo) onde todos escutam um certo estilo de música, criará em você uma influência que te levará a escutar o mesmo tipo de música. Mas eu sou prova viva que não.

   Uma frase que eu mesmo criei e gosto sempre de falar, quando se trata do assunto: "A alma tem a necessidade de se revelar através de seu semelhante". Quer dizer que você gostará de coisas do qual pareçam com você. Se você é uma pessoa muito calma, logicamente escutará músicas calmas. Penso que seja mais uma questão de lógica simples.  

   Mas também há outro lado. Há pessoas que escutam pela letra (que é o caso de pessoas que não gostam de música em outras línguas, por não entender. Eu entendo e respeito). Nesse caso, é o mesmo princípio, mas ela gosta de músicas que, pela letra, a façam lembrar de momentos, sentir algo, etc.

   Creio que todas as músicas tem este efeito em nós. Se ouvimos uma música triste, logo, é muito provável que fiquemos calmos e até tristes, algumas vezes. Creio que seja pela razão de que a melodia é como um "sinal codificado" para nosso cérebro, do qual ele pode criar um hipnotismo temporário para ele mesmo.

   Eu gosto muito dos estilos Rock e Metal (tanto pesados, animados ou lentos). O que pode (na minha opinião) significar uma mudança constante de humor, por escutar os 3 tipos de ritmos. Como as músicas são em quase todas inglês, pode significar que estou tentando prestando mais atenção à melodia (ou seja, enviando uma "mensagem" ao cérebro), o que pode significar que estou tentando entrar em uma fase hipnótica, ou seja, fugindo deste mundo e adentrando outro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar