5 de jul. de 2012

Futebol e seu desvio mental

Pois é... Corinthians campeão da libertadores, por que não falar de futebol, então?

Não vou falar de nenhum time específico, mas queria expor alguns pontos aqui.

Primeiro, eu nunca consegui entender no que se baseia um time, e por que tantos morrem e matam por eles. Quer dizer, algo que muitas vezes vem da sua família, ou então só por que o emblema é mais bonitinho, você escolhe aquele time por algo trivial, não importando exatamente nada, e então, se dedica a ele com sua vida, qual é o sentido disso? Quer dizer, no caso de filmes. Assistimos o qual nos agrada, nos identificamos, ou ao mínimo o que nós desejaríamos que aquela fosse nossa história. Na música, vemos o que as letras e/ou ritmos combinamos, que significam algo para nós. Como eu costumo dizer, a alma se espelha em seu semelhante. Mas e no caso do futebol? Não tem nenhum tipo de seleção, é totalmente aleatório. Você deve estar pensando "isso não tem nada a ver", mas, para mim, tudo deve ter um motivo...

Segundo, a razão principal de eu não gostar de futebol (por que eu não gosto) é que o futebol, ao meu ver, de certa forma "cega" o povo brasileiro. Sei que muitos vão discordar, e ficar com vontade de me estrangular, mas o país está do jeito que está, por que nossos olhos estão voltados para coisas triviais (muitas vezes futebol) e não coisas que realmente importam.

Você duvida disso que eu falei? Então vamos a um exemplo: Na União Soviética, um pouco antes de acabarem com o comunismo/socialismo, o povo Soviético começou a fazer protestos e coisas parecidas, até que o governo viu uma solução óbvia para eles não enxergarem (ou pelo menos não quererem enxergar) a verdade: Entretenimento. O Futebol é, sem dúvidas, o entretenimento mais forte no Brasil, pois ele é um dos únicos em que o povo esquece de tudo, e vai para o futebol.

Mas é claro, apesar de tudo isso, não posso negar que o futebol também tem seus pontos fortes. Apesar de eu não concordar que as pessoas esqueçam de tudo para saber de futebol, para muitos deles, é essa a hora única em que eles encontram felicidade (uma pena).

Futebol, para mim, foi, é, e sempre vai ser uma lástima, vergonha brasileira, mas não serei egoísta o bastante para não saber que para muitos é divertido, e eu sempre vejo os dois lados. Eu não gosto, mas muitos gostam e eu respeito.

Aliás, eu estava pensando em escrever um texto parecido com esse (mas menor, bem menor) no Facebook, mas pensei: "Não quero 500 pessoas discutindo comigo ao mesmo tempo". Sabia que minha opinião iria gerar controvérsia, como disse, eu não gosto, mas respeito. Infelizmente, muitos não sabem respeitar a opinião alheia.

Bom, acho que expus minha opinião. Se você não gosta, paciência, não estou aqui para agradar ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar